Fórum Nacional de Redes da Sociedade Civil

20 e 21 de Fevereiro
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

O Fórum Nacional de Redes da Sociedade Civil é uma iniciativa de 9 organizações: Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC); Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS); Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente (CPADA)Conselho Nacional da Juventude (CNJ); Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES); Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres (PpDM); Plataforma Portuguesa das ONGD e MINHA TERRA – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

A primeira edição do Fórum Nacional de Redes da Sociedade Civil decorrerá nos dias 20 e 21 de Fevereiro no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e tem como tema “Os desafios da sociedade civil portuguesa face ao actual contexto económico e social e a futura agenda de desenvolvimento pós-2015”.

Esta iniciativa surge numa altura em que a sociedade portuguesa enfrenta vários desafios decorrentes do actual contexto económico e social, tanto a nível nacional como internacional, e numa conjuntura global marcada pelas negociações com vista à definição da agenda mundial de desenvolvimento sustentável para o período pós-2015, nas suas dimensões económica, social, ambiental e de governação.

Pela multiplicidade de desafios, este é o momento para a sociedade civil portuguesa se mobilizar e mostrar qual o papel que desempenha e de que forma poderá contribuir para criar uma sociedade mais justa, equitativa, solidária e participativa.

Este Fórum, mais do que reunir os diferentes quadrantes da sociedade civil, pretende sentar à mesma mesa organizações com visões e abordagens diferentes, de modo a fomentar o diálogo e a criação de pontes com vista a suscitar propostas capazes de responder aos problemas que o país e o mundo enfrentam.

O Fórum tem como objectivos:

  • Reflectir sobre o papel das organizações da sociedade civil portuguesa no contexto da actual crise económica e social;
  • Dar a conhecer as organizações da sociedade civil portuguesa e promover o diálogo entre si, de forma a facilitar a procura de soluções para os desafios globais e locais;
  • Propor uma Declaração de Compromisso das organizações da sociedade civil portuguesa que evidencie quer o seu papel, quer os contributos na procura de soluções para os problemas que o país enfrenta.

Convidamo-lo a participar neste evento. Para tal, basta inscrever-se em forumredesdasociedadecivil.wordpress.com/inscricoes/.

Acompanhe todas as novidades sobre o Fórum nesta página.

Obrigado.

A Comissão Organizadora

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s